Como construir listas de email marketing? 12 dicas poderosas
A seguir você vai aprender 12 dicas práticas sobre como construir listas de email marketing repleta de endereços.
Como construir listas de email marketing com grande desempenho à conversão em vendas? O truque é pedir aos clientes para se inscreverem em todas as oportunidades. Aqui estão 12 maneiras de encontrar novos assinantes e construir uma lista mais poderosa!
Dicas sobre como construir listas de email marketing
1. A primeira das dicas de como construir listas de email marketing é colocar uma caixa (com a mensagem “Participe do Mailing List”) na página inicial de seu site;
2. Promova o boletim de email em seu blog e seus perfis de mídia social;
3. Na página do Facebook você deve adicionar uma caixa com “Junte-se à Minha Lista de Mailing”;
5. Lance posts no Twitter que ligam as pessoas ao arquivo no qual há edições anteriores dos conteúdos de email marketing;
6. Envie uma mensagem para os contatos do LinkedIn sobre boletim de notícias e convide à inscrição em Newsletter;
7. Nos cartões de visitas e outros meios impressos você pode incluir a URL às pessoas assinarem a permissão e receber email da sua empresa ou marca;
8. As dicas de como construir email marketing também englobam o entorno laboral. Para incentivar novas assinaturas você pode realizar um concurso entre os funcionários, representantes de vendas e outros membros da equipe. Que tal uma bonificação extra no salário de quem reunir mais assinantes?;
9. Ofereça cupons de descontos para novos assinantes;
10. Dê aos clientes uma maneira de selecionar áreas de interesse. Dessa forma você pode enviar um conteúdo mais direcionado;
11. Envie e-mail de boas-vindas para reconhecer os assinantes que se inscrevem. Use esta oportunidade para definir as expectativas sobre o que eles e elas devem receber com frequência (é bom incluir link à campanha online ou ao boletim da edição anterior);
12. Dê uma olhada nas dicas acima e veja quantas oportunidades existem de como construir listas de email marketing. Se você tiver dúvidas sobre o assunto é só deixar uma mensagem abaixo.
Como medidores do email marketing geram mais economia?
Os medidores do email marketing podem ser grandes auxiliares para publicitários economizarem nas campanhas.
Publicitários experientes sabem que os medidores do email marketing certos possuem a grande capacidade de gerar mais custo-benefício por cada mensagem enviada. Às vezes pode ser difícil encontrar o valor econômico referente ao processo comunicativo, mas o publicitário precisa ser criativo para ter uma ideia de orçamento próxima à realidade.
Veja como você pode economizar, acertar no alvo e impulsionar a audiência nas campanhas de email marketing apenas ao analisar as métricas corretas.
Receita média por email enviado
Este é um dos medidores que salienta a produtividade. Vale destacar que chances de aumento de pessoas interessadas crescem conforme as publicações ficam segmentas.
Por que mensurar apenas 2% dos resultados em seu site e ignorar o valor de negócios conquistados pelos visitantes da campanha de email? Para realizar este tipo de análise há grandes perspectivas de conversões macro e micro em discussão entre os especialistas.
Valor econômico médio por email marketing
O valor econômico é a obsessão por garantir promoção no trabalho e um casamento feliz. A maioria dos comerciantes e analistas mede as receitas por métricas óbvias, mas quase sempre esquecem da rentabilidade.
Isto acontece por causa da dificuldade de encontrar dados relacionados aos custos reais. Contudo, no caso do email marketing é possível traçar um paralelo entre gasto da campanha (comprar listas, enviar email, etc.), número de bens ou serviços vendidos graças ao envio das mensagens e preços dos produtos.
A dificuldade em obter os números não deve impedir o gestor de tentar medir rentabilidade junto à receita.
Na prática é muito fácil imaginar que a maior campanha de email da história de uma empresa pode ser também geradora das chances de falência (como os custos inferiores no processo de venda comparando às perspectivas de receitas, por exemplo).
Não se pode ignorar o fato de que, entre as diversas formas de se comunicar com o público massa, o email marketing ainda tem destaque por causa do alto custo-benefício. Porém, isto não implica dizer que gestores devem esquecer das questões orçamentárias referentes às mensagens nas caixas de entrada de assinantes. É necessário ficar sempre de olhos atentos nos medidores do email marketing que analisam o custo-benefício.