Aprender programação com básico em linguagem

Aprender programação

Aprender Programação como aprender com o básico e caminhar para ser um expert em linguagem de programação

aprender programação


Programar pode parecer uma tarefa difícil de se lançar, reservada para algum tipo de wizz de computador. Ou talvez você pense que se não começar a aprender quando for jovem, primeiro na escola e depois nos estudos especializados, será impossível entender. Quase todos, pensam assim. Hoje em dia, basta com um pouco de dedicação e boa vontade obter excelentes resultados, mesmo partindo do básico você pode aprender programação e se candidatar ao sucesso que esta belíssima profissão oferece.

Isso é verdade porque as linguagens de programação estão se tornando mais fáceis, com uma sintaxe mais simples e também exigindo menos habilidades técnicas. Por exemplo, não é estritamente necessário ser capaz de usar a interface DOS e os comandos relacionados.

Por outro lado, agora você tem acesso a muitos materiais amigáveis ​​e frequentemente interativos para ajudá-lo a aprender programação. Cursos, tutoriais, vídeos e outros recursos estão amplamente disponíveis, então se você quer aprender programação, é realmente mais uma questão de dedicação, certamente não de acessibilidade ou complexidade excessiva.

Construindo o pano de fundo: o que você deve saber antes de começar a programar
Antes de começar a estudar codificação e codificação aplicada a uma linguagem de programação específica, você deve gastar algum tempo entendendo o conceito de um “algoritmo”.

Cada programa é um algoritmo e se você não sabe o que é um algoritmo e como escrever um bom, você PODE aprender a programar, mas pode levar mais tempo e seu código será menos “elegante”. Isso não é estritamente necessário, mas tornará as coisas muito mais fáceis a longo prazo.

Você também deve entender o que você está realmente fazendo quando escreve um “programa”: como você consegue fazer uma máquina não inteligente fazer coisas inteligentes? Essas competências pertencem à ciência da computação teórica, mas não é necessário fazer um curso de ciência da computação para aprendê-las. Por exemplo, em Code.org você pode encontrar introduções excelentes e rápidas a esses tópicos.

Eles são perfeitamente suficientes para suas necessidades, já que para aprender programação você não precisa ter um conhecimento detalhado e profundo desses assuntos. Você só precisa ter uma compreensão geral de como as coisas “funcionam”. Se você está curioso e quer saber mais, pode se aprofundar e dar uma olhada nos livros da O’Reilly, que representam um verdadeiro marco no campo da ciência da computação. As versões em pdf de seus livros estão disponíveis gratuitamente online (por exemplo, algoritmos resumidos)

Onde começar? Escolhendo seu primeiro idioma
Programação significa programar em uma determinada linguagem. Cada idioma tem uma certa sintaxe e é adequado para certas coisas. Certos idiomas são mais gerais (ou seja, eles são apropriados para todas as tarefas), outros são mais específicos (eles foram desenvolvidos com certas tarefas ou áreas de aplicação em mente).

Certos idiomas funcionam em qualquer sistema operacional, outros são restritos a apenas um sistema operacional. Quando você aborda a programação pela primeira vez, pode tentar com uma interface simplificada, que permite fazer alguma programação sem codificação (são como as interfaces visuais para escrever html), mas é claro que isso é adequado apenas como uma primeira abordagem.

A melhor maneira de abordar a programação é escolher uma linguagem de programação que não seja excessivamente difícil e que seja de uso geral. Python é a escolha perfeita: é fácil de usar, é de uso geral e está cheio de tutoriais, livros de qualquer nível de dificuldade, bibliotecas, comunidades de apoio.

Obviamente, se você estiver abordando a programação por um motivo específico (por exemplo, você precisa fazer uma análise de dados ou deseja construir um aplicativo), você deve encontrar a linguagem mais adequada aos seus objetivos. Por exemplo, para análise de dados, R ou Julia podem ser boas escolhas, enquanto para desenvolver aplicativos para IOS você deve optar por Swift. Portanto, passe algum tempo entendendo qual idioma é mais adequado para você e para suas necessidades.

Quer ir rápido? Faça um curso
Se você não quer se punir com dores de auto-aprendizagem, você pode optar por um curso introdutório. Existem excelentes cursos online (uma opção que – para aprender programação – pode representar uma alternativa interessante) ou tradicionais. O que escolher depende do tempo que você tem, do tipo de pessoa que você é e da velocidade que você precisa para ir. O Talent Garden, por exemplo, propõe um curso verdadeiramente completo e independente, o CodeMaster, que em apenas algumas semanas, pode levá-lo do iniciante absoluto a capaz de escrever seus primeiros programas.

Então, você pode facilmente continuar estudando e praticando sozinho, ou pode fazer outro curso menos geral que o ajude a se concentrar em um determinado aspecto ou idioma. Mas lembre-se de que, como em tantas outras coisas, quando você lida com programação, a prática é tudo. Portanto, não delegue tudo ao que você pode fazer ou aprender durante o curso. Desafie-se, experimente, brinque com o código: esta é a única maneira de se tornar um verdadeiro mestre. Tenho certeza que você almejando sucesso, também irá nos ajudar ao compartilhar este post. Sucesso para você.

  • Desenvolvedor de Software

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *